Um programa da Câmara de Marechal Floriano está inovando ao aproveitar um benefício concedido aos seus servidores para beneficiar também os produtores rurais. Trata-se do Vale Feira, uma moeda social que circula apenas no município, podendo ser recebida por produtores rurais que possuem bloco de produtor e convertida em moeda corrente, mediante a apresentação da nota de produtor, na tesouraria da Câmara, que funciona como o banco social do programa.
"A coisa funciona assim: o funcionário recebe o benefício da forma de cartões de vale feira, faz a sua troca por produtos agrícolas na Feira da Roça, que funciona todo sábado na Rua David Canal, no Centro de Marechal, e o produtor depois emite a nota de produtor e cobra na tesouraria da Câmara, que faz o pagamento", esclareceu o presidente da Câmara Municipal, o vereador Cezinha Ronchi. " E, de quebra, o projeto ainda melhora a arrecadação do município, por que a nota de produtor gera repasse e faz crescer os recursos que o município recebe", afirmou o vereador.
![]() |
Os servidores da Câmara recebem o vale feira, que pode ser convertidos em alimentos na Feira da Roça Foto: divulgação |
O projeto tem funcionado tão bem, que os servidores do executivo têm entre suas reivindicações a extensão do benefício também à categoria já há algum tempo, alegando que o vale feira contribuiria para melhorar a alimentação dos servidores municipais, beneficiar os agricultores e gerar recursos para os cofres municipais que compensariam parte dos recursos despendidos com o pagamento do benefício.
![]() |
Os produtores que possuem o bloco de produtor podem vender seus produtos e receber o vale feira como pagamento |
“Nós estamos muito satisfeitos com o apoio que a Câmara Municipal tem nos oferecido, estamos tendo um êxito muito grande recebendo os vales-feira. Nossas vendas vêm aumentando a cada sábado e tem surgindo novas pessoas adquirindo os nossos produtos. Com certeza isso trará muitos benefícios a cada feirante, que poderá investir ainda mais em qualidade e preço para os compradores, além do movimento que irá gerar na economia do município”, mencionou o feirante James Antônio Santana, que vende os seus produtos todo sábado na Feira da Roça.
Segundo informa o site da Câmara de Marechal Floriano, o benefício concedido aos servidores, que atualmente é de R$ 400,00, significa um incremento de mais de R$ 11.000,00 todo mês na renda dos produtores que comercializam seus produtos na Feira da Roça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário