A "marcha dos Vereadores", evento realizado pela UVB - União dos Vereadores do Brasil, é o maior evento do legislativo municipal brasileiro e realiza-se anualmente em Brasília. Neste ano de 2024, aconteceu a marcha no Centro de convenções Ulysses Guimarães, entre os dias 23 e 26 de abril, e mais de 5 mil vereadores e assessores parlamentares marcaram presença no evento.
![]() |
Mais de 5 mil pessoas participaram da XXIII Marcha dos Vereadores 2024 da UVB Foto: Divulgação |
Além da troca de experiências, na marcha os vereadores também participam de atividades formativas e são eleitas as "boas práticas legislativas e projetos de lei" que se destacam no plano nacioanal. E nesta XXIII Marcha os vereadores Cezinha Ronchi e Navar Boeno tiveram suas práticas legislativas reconhecidas e receberam o Prêmio Destaque Nacional da UVB 2024. Cezinha foi premiado pelo projeto Centro de Memórias Legislativas e Navar pelo projeto CIAM - Centro Integrado de Atendimento à Mulher.
![]() |
Cezinha Ronchi e Navar Boeno receberam o Prêmio Destaque Nacional da UVB 2024 em Brasília Foto: Divulgação |
Nestes momentos de estadia em Brasília, além de participar das agendas oficiais do evento, os vereadores normalmente desenvolvem também uma agenda alternativa nos gabinetes de Deputados e Senadores, em Busca de Emendas Parlamentares que tragam recursos para os municípios. E segundo informam os vereadores, foram realizados bons contatos neste sentido, de modo que em breve boas notícias sobre aporte de recursos para obras que beneficiam os florianenses devem chegar.
Um dos Assessores que acompanhou os vereadores, falando sob condição de anonimato, relatou que "às vezes as pessoas reclamam dos custos destas viagens, mas não têm nem ideia de em quantas vezes os gastos se multiplicam em benefícios para a população em termos de reconhecimento nacional da cidade, captação de recursos financeiros para obras e ganhos formativos para servidores e vereadores".
Os eventos formativos foram ministrados por especialistas dos Tribunais de Contas, do Ministério Público, em Direito Administrativo e Eleitoral e Especialistas em Gestão Pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário